quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Glossário de Geografia

CEI – (Comunidade de Estados Independentes) – Organização internacional criada em 1991 e que envolve 11 países que pertenceram à antiga União Soviética.

Crescimento – Aumento do rendimento produzido por um país ou região.

Desenvolvimento – Melhoria da qualidade de vida da população de um país ou região.

Esperança média de vida – Número provável de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade predominantes aquando do seu nascimento se mantivessem os mesmos ao longo da sua vida.

Fome – Em sentido restrito, é o nome dado à sensação fisiológica que o nosso corpo tem quando necessita de alimentos; em sentido amplo, refere-se à subnutrição – estado de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.




IDH – Índice de desenvolvimento humano.

Obesidade – Doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo.




OCDE – (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) – Organização internacional criada em 1961 e que conta com 30 países-membros.

OMS – Organização mundial de saúde e estima que o número de profissionais na Europa é dez vezes superior ao de África.

ONU – Organização das Nações Unidas foi criada em 1945 após a 2ª Guerra Mundial, tendo como principais objectivos:
- Garantir a paz e a segurança internacionais;
- Fomentar a cooperação na resolução de problemas económicos, sociais e humanitários;
- Promover o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais; etc.

Países desenvolvidos – Países onde a indústria começou a desenvolver-se há mais tempo, em alguns casos desde finais do século XVIII, e onde, de um modo geral, existem melhores condições de alimentação, saúde e educação. A agricultura emprega uma reduzida proporção da população activa nestes países. Aos países desenvolvidos também se atribuem as designações de países industrializados, países ricos ou países do Norte.



Países em desenvolvimento – Países onde a indústria começou a desenvolver-se apenas na segunda metade do século XX e onde, de um modo geral, existem mais problemas de alimentação, saúde e educação. Em muitos casos, a agricultura ainda ocupa uma parte significativa da população activa.
Os países em desenvolvidos são, por vezes, denominados como países em vias de desenvolvimento, países pobres ou países do Sul.
As expressões países subdesenvolvidos e países do Terceiro Mundo estão em desuso, por atribuírem um grau de inferioridade a estes países. A designação países em desenvolvimento é, pelo contrário, a mais comum, por revelar optimismo em relação ao desenvolvimento destes países.

PIB per capita – Produto interno bruto por habitante. O PIB é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos num país ou região, pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano. Não considera o valor de bens e serviços produzidos no estrangeiro pelos nacionais desse país ou região.

RDH – (Relatório de Desenvolvimento Humano) – ele apresenta o IDH para 175 países membros da ONU e ainda para Hong Kong e os territórios ocupados da Palestina.

Subnutrição – Estado de desequilíbrio nutricional que resulta da ingestão insuficiente de alimentos ou de vitaminas ou outros suplementos.


Sobrenutrição – Estado de desequilíbrio nutricional que resulta da ingestão excessiva de alimentos ou de vitaminas ou outros suplementos.




Taxa de alfabetização – Percentagem da população que pode ler e escrever com compreensão.

Taxa de escolaridade bruta – Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básica, secundário e superior em relação à população com a idade escolar oficial para os três níveis.

Taxa de mortalidade – Número de mortes por mil nados-vivos, ocorridos durante um ano, num determinado país ou região.